comprometimento, seriedade e  responsabilidade socioambiental 

INSTITUCIONALLINHA DO TEMPO

voltar

selecione o ano:

2006 2007 2008 2009/1 2009/2 2010 2011

2006

Inauguração do escritório da URP/Tatez

Evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas.

A união dos grupos empresariais Tavares de Almeida, Tejofran e Zogbi resultou na instalação da Usina Rio Pardo e da Agrícola Tatez, que teve início com a inauguração do escritório em Avaré, em novembro de 2006. A inauguração foi marcada com um evento no Villa Verde Hotel, que contou com a presença dos diretores dos três grupos empresariais e sócios da URP e da Tatez: Antonio Dias Felipe e Telmo Giolito Porto (Grupo Tejofran); Ludovico Trevizan Filho (Grupo Tavares de Almeida), Fábio Zogbi e Renato Zogbi (Grupo Zogbi).

2007

Obtenção da licença ambiental

Um passo fundamental para a construção do parque industrial.

Em novembro de 2007, após providenciar todos os documentos e exigências determinadas pela Cetesb, a URP e a Agrícola Tatez obtiveram a licença ambiental para a construção do parque industrial do empreendimento no município de Cerqueira César, no Estado de São Paulo (a 260 km da Capital).

2008

Início da construção do parque industrial

A idéia era utilizar equipamentos modernos e tecnologias sustentáveis.

O parque industrial da URP começou a ser construído em abril de 2008, em uma área com aproximadamente 98 hectares, localizada na Fazenda São Pedro, município de Cerqueira César.

2009/1

Conclusão dos principais setores da indústria

O empreendimento estava quase pronto para começar a operar.

Em julho de 2009, os principais setores do parque industrial estavam prontos: espaços e equipamentos específicos para recepção da cana-de-açúcar, extração e tratamento de caldo; geração de vapor e de energia elétrica a partir do bagaço e da palha da cana, além de fábricas de álcool e de açúcar. Para gerar e comercializar energia, a URP precisou montar uma estrutura que incluiu a implantação da linha de transmissão, com 20,5 quilômetros de extensão, 66 quilômetros de cabos condutores, 13 postes de concreto e 80 torres metálicas, e a construção de duas subestações de conexão (uma no parque industrial da Usina e outra na subestação Avaré Nova).

2009/2

Início de produção de etanol, açúcar e energia elétrica

A URP já possuía uma área de 20 hectares cultivados com cana-de-açúcar.

O parque industrial da URP começou a produzir etanol em setembro de 2009 e açúcar e energia elétrica em novembro do mesmo ano. A capacidade média diária do empreendimento é de processar por dia 10 mil toneladas de cana-de-açúcar e de produzir 550 mil litros de etanol e 500 toneladas de açúcar, ou 280 mil litros de etanol e 900 toneladas de açúcar e, ainda, de gerar 720 MWh de energia elétrica, sendo que 240 MWh são utilizados na própria planta industrial e 480 MWh são disponibilizados para o sistema elétrico nacional. Para se ter idéia da dimensão do empreendimento, a URP tem capacidade para abastecer com energia elétrica, sozinha e com folga, uma cidade com 100 mil habitantes.

2010

Transferência do escritório

A administração da URP vai para Cerqueira

A administração da Usina Rio Pardo e da Agrícola TATEZ, que funcionava na Av. Paulo Novaes, em Avaré, foi transferida, em janeiro de 2010, para o município de Cerqueira César, na área onde também está o parque industrial do empreendimento (Rodovia Castelo Branco, km 260 + 3 mil metros). O escritório da Usina foi instalado em Avaré em novembro de 2006.

2011

URP dá importantes passos para ampliar a produção

O objetivo é aumentar a capacidade em 50%

Em 2011, a Usina Rio Pardo e a Agrícola Tatez tomaram providências importantes visando à ampliação da produção agrícola e industrial. Uma das medidas mais importantes foi a realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Com o objetivo de discutir o assunto com os diversos segmentos da sociedade, a URP promoveu duas Audiências Públicas no município de Cerqueira César. Após a obtenção da licença ambiental, a URP pretende ampliar em 50% a capacidade de produção agrícola e industrial.

Rodovia Castelo Branco Km 260 + 3000mCerqueira César - SP
Telefones:(14) 3711 1010
de Segunda a Sexta

todos os direitos reservados © copyright 2018 desenvolvido por Julio Guimarães | Inventandus